Ribeirão Preto vai gastar R$ 20 milhões sem garantia de que sistema inteligente de semáforos vai funcionar, diz secretário
Falta de planejamento inviabiliza sistema de semáforos em Ribeirão Preto, diz secretário O sistema inteligente de semáforos, projetado para dar mais fluidez...

Falta de planejamento inviabiliza sistema de semáforos em Ribeirão Preto, diz secretário O sistema inteligente de semáforos, projetado para dar mais fluidez ao trânsito de Ribeirão Preto (SP), pode não entrar em pleno funcionamento mesmo com a execução do contrato em dia e com o gasto de mais de R$ 20 milhões aos cofres públicos, afirmou nesta quarta-feira (8) o secretário municipal de Obras Públicas Walter Telli. Ouvido em uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) na Câmara que investiga irregularidades no contrato com o Consórcio ITS, ele afirmou que, devido a pendências não solucionadas pela gestão anterior e a uma falta de planejamento na condução das diferentes licitações da mobilidade urbana, a Prefeitura ainda não sabe como vai concluir a interligação do eixo norte-sul dos corredores de ônibus à central de controle de operações (CCO) localizada na sede da Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto (RP Mobi). "O contrato da forma que foi feito está sendo seguido. O problema está no planejamento dessa licitação, porque quem fez a licitação sabia que o ITS não ia funcionar. Você tem a tomada, tem a árvore de Natal com as luzes, mas não tem o fio que liga na tomada. Era sabido isso", disse. ✅ Siga o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp A pendência em questão, segundo ele, é uma obstrução - que pode ter sido causada por depredações, mas também por acúmulo de terra, lixo, insetos e cimento - que impede a passagem de cabos de fibra ótica no cruzamento das avenidas Thomas Alberto Whattely e Recife, zona norte da cidade, que não foi resolvida junto à empresa responsável, a JZ Engenharia. Esse mesmo problema já havia sido mencionado pelo superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, primeiro a ser ouvido pela CPI. O g1 procurou a JZ Engenharia nesta quarta-feira e não obteve um retorno até a publicação desta reportagem. Para a próxima reunião, no dia 13, às 16h, a CPI confirmou a oitiva com o ex-secretário de Obras de Ribeirão Preto, Pedro Pegoraro. Pela Lei Orgânica do Município, como ele não atua mais na Prefeitura, apenas pode ser convidado pela comissão, que pode tentar judicialmente a convocação, em caso de recusa. Instalada no fim de agosto, a CPI dos Semáforos é integrada por Isaac Antunes (PL), Daniel Gobbi (PP) e Jean Coraucci (PSB). À direita. secretário de Obras Públicas de Ribeirão Preto, Walter Telli, ouvido na CPI dos Semáforos em Ribeirão Preto (SP). Divulgação/ Câmara 🔎O sistema inteligente de semáforos foi contratado em novembro de 2022, ainda na gestão do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), com o objetivo de dar mais fluidez ao trânsito do município, já que foi projetado para otimizar o tráfego em ruas de acordo com o movimento de veículos e com o apoio de uma central de controle de operações, também prevista. 🔎O contrato foi assinado após a realização de uma concorrência pública pelo valor inicial de R$ 19,49 milhões, pago ao Consórcio ITS, formado pela Sigma Engenharia, Kapsch TraffcCom e Sitran Sinalização de Trânsito. 🔎Ele previa a instalação de 90 equipamentos em cruzamentos de 30 controladores, principalmente na zona sul da cidade, até maio de 2025, mas isso não aconteceu. Outros trechos da cidade estavam projetados para integrarem outras etapas do ITS, mas a atual gestão suspendeu as licitações, alegando ter outras prioridades. Contrato regular, mas com finalidade prejudicada De acordo com Telli, a construção daquele trecho do corredor de ônibus foi concluído pela JZ em maio de 2022, mas o problema nos dutos destinados ao cabeamento somente foi notificado pela Prefeitura no final de 2023. A JZ, segundo o secretário, quando acionada em diferentes ocasiões, alegou justamente esse lapso temporal como argumento para não se responsabilizar pelo problema. LEIA TAMBÉM Obstrução de dutos para passagem de cabos pode ter atrasado sistema inteligente de semáforos em Ribeirão, diz diretor da RP Mobi CPI na Câmara investiga contrato de instalação de semáforos inteligentes em Ribeirão Preto "Na hora que o Consórcio chega para passar o cabeamento ele descobre que tem a obstrução, não era visível. Esse é o problema maior. Mas esse problema de obstruções já era conhecido desde o final de 2023. Então eu acredito que a Secretaria de Obras, em vez de só ficar enviando e recebendo e-mails, poderia ter tido uma postura mais ativa em buscar a JZ, conversar com os proprietários." Secretário de Obras de Ribeirão Preto mostra duto para passagem de cabos obstruído na CPI dos Semáforos Divulgação/ Câmara de Ribeirão Preto O secretário explica que, sem uma solução para esse trecho, a ligação com o CCO fica prejudicado, assim como o funcionamento pleno de todo o sistema inteligente, mesmo com a instalação de cabos concluída, e já paga pelo município, em outras avenidas como Presidente Vargas, Independência, Lygia Latuf Salomão e Cavalheiro Paschoal Innecchi. De acordo com Telli, o Consórcio já recebeu R$ 15 milhões e tem mais R$ 6 milhões para receber pelo contrato, que ainda vigente e não tem como ser questionado junto a órgãos como o Tribunal de Contas porque tem sido cumprido regularmente. "O contrato é para construção da parte de informática, do CCO, e para passagem de cabeamento. (...) O que é executado deve ser pago, está no contrato. Se o Consórcio faz o cabeamento na [Presidente] Vargas, ela faz jus ao pagamento, se ela faz o pagamento na Paschoal [Innechi], ela recebe por estar executando. Então, mesmo que o ITS não tenha o objetivo de fazer funcionar o ITS [o sistema inteligente] a plena capacidade, aquilo que ela foi contratada tem executado mês a mês. Ainda que tenha encontrado dificuldades, ela tem trabalhado." Em busca de soluções Questionado pelos vereadores, Walter Telli disse que a atual gestão tem tentado buscar soluções desde junho. Uma das possibilidades em análise junto à Procuradoria Geral do Município é um aditamento do contrato para garantir que esse problema seja resolvido sem a necessidade de abertura de uma nova licitação. As autoridades avaliam os diferentes caminhos pelos quais esse cabeamento de fibra ótica pode passar até chegue à CCO da RP Mobi para que ao menos o trecho norte-sul dos corredores funcione corretamente. "Agora estamos na fase de estudar qual é a melhor solução para fazer o ITS funcionar a plena capacidade." Semáforo vermelho Ribeirão Preto, SP Cacá Trovó/EPTV Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região O